Pátio da Ciência

O Pátio da Ciência da Universidade Federal de Goiás é um espaço devotado à difusão e divulgação científica, que visa proporcionar à população em geral e aos estudantes do ensino fundamental e médio, em particular, um ambiente de educação científica não formal.

As atividades são divididas em duas categorias: visitas do público em geral - realizadas nos horários de funcionamento regular - e visitas institucionais programadas - grupos de alunos de escolas dos níveis fundamental e médio. O atendimento ao público é realizado por professores e monitores.

Espaços voltados para a divulgação científica e tecnológica, que contribuam para a educação científica da população em geral e de jovens estudantes em particular, têm importância universal indubitável. Tais iniciativas, ao contribuírem para divulgar o conhecimento científico à sociedade, democratizando o acesso a ele, popularizam a ciência, estimulam jovens talentos para as carreiras científicas, complementam as atividades formais de ensino de ciências e são fontes de estímulo aos jovens para os estudos em geral.

O Pátio da Ciência está localizado na UFG Campus Samambaia, adjacente aos Institutos de Física e de Química, contando com 4 estandes amplos e um auditório para 54 lugares. Nos estandes conta-se com diversos experimentos, agrupados em quatro temas principais:

1. Física para Todos,
2. Energia e Nanotecnologia,
3. Luz e Partículas,
4. Divertiquímica.

Os visitantes têm a oportunidade de observar e interagir com vários experimentos científicos, abordando temas diversos, e assistir palestras, filmes e animações no auditório ali existente.

Link para o site: https://patiodaciencia.ufg.br/

Assistir à apresentação: Estande "Física para Todos"

Assistir à apresentação: Estande "Luz e Partículas"

Assistir à apresentação: Estande "Energia e Nanotecnologia"