Centro Editorial Gráfico CEGRAF

Por iniciativa dos servidores do Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/UFG), liderada pelo prof. Dr. Antón Corbacho Quintela, o Ateliê Tipográfico da UFG foi inaugurado em dezembro de 2014, criando-se uma oficina tipográfica tradicional, abrangendo todos os aspectos de composição, impressão e acabamento.Trata-se de uma seção do CEGRAF na qual foi reunido o antigo maquinário recuperado da Imprensa Universitária, órgão que gerou a atual Gráfica UFG.

Tal projeto museológico está destinado a divulgar a história do CEGRAF, desde a sua criação como Imprensa Universitária, além de preservar as técnicas de impressões manuais presentes nas antigas oficinas tipográficas tradicionais, feitas com um caráter artesanal, geradas em um tempo mais lento e com um aspecto mais personalizado.

Esta proposta está plenamente ligada ao objetivo de criar um espaço com capacidade para o acesso e permanência de público para visita e aprendizagem in loco.

Além disso, por um lado, visa-se ter no Ateliê um espaço onde alunos dos cursos de engenharia possam estudar o funcionamento do maquinário gráfico antigo, podendo contribuir, mediante avaliações desse maquinário e trabalhos de campo, para a sua restauração e aprimoramento. Por outro lado, visa-se a que alunos dos cursos de humanidades, letras, ciências sociais e artes possam observar o processo de produção de livros, e impressos em geral, seguindo técnicas antigas.

Nessa perspectiva, o CEGRAF/UFG, por meio do Ateliê Tipográfico, se dedica à publicação de obras artísticas e de livros raros ou esgotados, com projetos editoriais em consonância com a tipografia.

O Ateliê Tipográfico também oferece visitas guiadas para se observar como uma oficina de tipografia antiga funcionava, além de cursos ligados à tipografia. Visite nossa página, ou entre em contato para maiores informações:

Alameda Flamboyant, Quadra J, Edifício J8, Câmpus Samambaia

Link:http://tipografia.cegraf.ufg.br