Observatório de Museus da UFG

O presente projeto tem como objetivos:

Identificar quais museus do Estado de Goiás trabalham com ferramentas de comunicação e informação;

Listar as principais ferramentas de comunicação e informação utilizadas por cada museu;

Compreender o uso e o valor dado, por cada instituição, a estas ferramentas;

Identificar o processo de organização das informações, conteúdo e recursos diversos que são disponibilizados e de que forma varia em quantidade, grau de aprofundamento e atualização;

Mapear a opinião de usuários e instituições sobre a aplicação destas ferramentas e suas contribuições para a democratização do conhecimento;

Formar uma base de dados sobre os museus do Estado de Goiás.

Ampliar os estudos sobre a temática abordada com vistas a contribuir para a proposição de soluções que se adequem à realidade dos museus que ainda permanecem à margem da evolução tecnológica;

Contribuir para a construção de um referencial teórico que, assim, como o estudo empírico, possibilite compreender a realidade das instituições culturais e a utilização das novas tecnologias da informação como estratégia de comunicação.

 

As metas de trabalho são:

Identificar todos os museus do Estado de Goiás, nos primeiros 6 meses da pesquisa;

Mapear todas as ferramentas utilizadas, suas aplicações e contribuições para os museus identificados, num período de 12 meses de pesquisa;

Construir uma base de dados, com as informações coletadas pelo trabalho de campo, em um prazo de 6 (seis) meses, após o levantamento dos dados.