Museu Viver Engenharia

Desde sua criação em 1º de agosto de 2014, o Museu Viver Engenharia da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), se posiciona como um espaço para disseminação da Arte, Cultura, Ciência e Engenharia, inspirada no desenvolvimento da estimulação da curiosidade, na descoberta do lúdicointerativo e na construção do pensamento crítico.

Apesar do espaço físico do Museu Viver Engenharia não estar disponível para visitação, ações concretas estão sendo planejadas para desenvolvimento em 2016 por meio da integração ao Museu de Ciências da UFG, uma concepção de museus em rede da UFG. Assim, o Museu Viver Engenharia se coloca como um lugar excelente para realização de atividades por meio de espaços museológicos interativos, onde professores e estudantes são inspirados a desenvolver e implementar seu Plano Museológico em curso.

Efetivamente, quando a sede do Museu Viver Engenharia estiver pronta, os visitantes poderão ver objetos resgatados dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa a EMC/UFG pela Coordenadoria de Salvaguarda do museu e ainda interagir com os espaços interativos.

A missão do Museu Viver Engenharia é promover a disseminação da Arte, Cultura, Ciência e Engenharia, inspirada no desenvolvimento da estimulação da curiosidade, na descoberta do lúdico interativo e na construção do pensamento crítico.

Ações de acessibilidade, promovendo a inclusão social de pessoas portadoras com alguma deficiência visual, auditiva ou motora serão executadas ao longo da criação do espaço. O projeto ainda contribui para a promoção e preservação do meio ambiente, além de incentivar o uso de tecnológicas sustentáveis.

Os valores são vivenciados e compartilhados por toda a equipe do Museu Viver Engenharia: ensinantes; aprendentes; voluntários (as); sócios (as) e amigos (as) do museu por meio do Programa +Viver Engenharia. A paixão, colaboração, qualidade e pesquisa são valores da equipe para contribuir na inclusão de estudantes, professores e comunidade mos espaços museológicos da UFG.

Praça Universitária, s/n

Setor Leste Universitário